Imagem capa - Como se vestir para um casamento civil? por Dhi Vieira

Como se vestir para um casamento civil?

Você com certeza já se pegou pensando numa resposta para essa pergunta.

Seja como convidado/padrinho ou mesmo sendo os noivos da vez.

Pois bem, as dicas que darei agora são baseadas em diversas situações que já fotografei, e também com base em alguns comentários que acabo ouvindo nessas situações.

Convidados ou padrinhos, respeitem o momento!

O civil não tem a mesma pompa e circunstância de uma cerimônia na igreja, mas se você foi convidado para fazer parte desse momento na vida de alguém, significa que essas pessoas tem um carinho todo especial por você. Então que tal você se vestir de acordo com o momento?

Obvio que ninguém quer que você saia correndo e gastando todo seu salário em roupas, ternos, vestidos, sapatos, penteados enfim. Menos é mais sempre, então creio que uma roupa limpinha e bem passada está ao alcance de todos.

Para os homens, bonés bermudas e chinelos pelo amor!! Não né!?

Para mulheres, micro-saias  não ficam nada bem, por um motivo, os olhares ao redor vão te deixar desconfortável.

Se vocês são Noivos, pensem em 3 pontos

Idealização do sonho x Custo x Bom senso

O 1º ponto em questão é: Depende de como você idealizou esse momento, principalmente as meninas podem ter em mente estarem com vestidos impecáveis, a melhor maquiagem, algum erro nisso? De modo algum, se você planejou e pode fazer com que isso aconteça ótimo! Que seja assim e que tudo corra bem. Mas já ouvi muito nos corredores (e já aconteceu comigo também quando casei, rs) “ Mas eu gastei tanto para 10 ou 5 minutos de cerimônia? Ai já entramos no 2º ponto. 



O casamento civil quase sempre antecede uma cerimônia/ festa planejada a meses, com gastos que todos nós sabemos né? Quantas vezes você mesmo (a) já comentou: Como gasta casar! 

Então minha dica aqui é evitar gastos exorbitantes com algo que vai durar 15 minutos, um vestido básico cai bem e toda mulher tem um ou sabe onde conseguir um sem gastar muito. Pros meninos a coisa é mais tranquila, um Sport chic, ou aqueles que trabalham em funções administrativas quase sempre tem um traje nessa linha, e que lhe deixe bonitão!

Deixei o bom senso por último por um motivo, já vi casamento civil com noiva chegando de vestido com mantilha de 4 metros, noivo de fraque, smoking. Ahhhh Dhi quer dizer que estão errados? Não, Se eles não tiveram alguém pra orientar, ou se não vão fazer cerimônia religiosa e festa e o sonhos deles era esse, problema nenhum, lembra da questão da idealização do sonho? Se eles pensaram em ser felizes assim e se dispuseram a pagar por isso em 10...15 minutos de civil, sem problema nenhum.

O bom senso entra em questão ai quando pensamos que outras pessoas estarão ali, aguardando sua vez para fazer o mesmo, casar, assinar os papéis, assinar o contrato, enfim rsrs. Mas as vezes que presenciei esse tipo de situação, as demais pessoas tendem a ceder um certo tempo a mais pra essas pessoas curtirem ali aquele momento, fazendo fotos, recebendo os cumprimentos etc. Ao meu ver não é legal, visto que todos ali estão recebendo cada um o tempo devido e necessário para os protocolos, e de repente atrasar as outras pessoas não pega nada bem.

Bom, espero não ter dado muitas voltas e contribuído de alguma forma com o planejamento e execução dessa etapa da vida do casal. Me mandem suas dúvidas e sugestões, críticas também são bem-vindas, minha intenção é poder criar um material bacana pra ajudar sempre.

Abraço Dhi Vieira